A conjuntivite é uma doença inflamatória que ocorre na membrana externa do globo ocular (o branco dos olhos) e no interior das pálpebras, podendo ser bastante desconfortável. Confira nesse artigo mais detalhes sobre o conceito e como tratar a conjuntivite.

É possível identificar a conjuntivite quando determinados sintomas aparecem. Esses sintomas podem ser principalmente vermelhidão nos olhos, coceira e olhos lacrimejantes.

Geralmente ataca os dois olhos e tem um período de duração de até 15 dias e não costuma deixar sequelas. Confira mais detalhes sobre essa doença:

como tratar a conjuntivite

Tipos de conjuntivite

Essa inflamação pode ser dividida em três tipos, de acordo com o agente causador da infecção. Nesse sentido, pode ser dividida em infecciosa, alérgica ou tóxica. Confira abaixo mais detalhes sobre os tipos de conjuntivite:

Infecciosa

A conjuntivite infecciosa é o tipo mais comum. Essa categoria de conjuntivite é contagiosa, ou seja, é possível passar para outras pessoas pelo ar ou contato com o local.

Ela pode atingir um ou os dois olhos e apresenta os seguintes sintomas: lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, secreção (clara ou amarelada) e olhos vermelhos.

A conjuntivite infecciosa pode ser causada por vírus, sendo esta o tipo mais comum, ou por bactérias, não tão comum, porém mais perigosa.

Conjuntivite viral

Esse tipo de infecção é a mais comum, sendo transmitida por um vírus denominado adenovírus.

Diferente do que muitos pensam, esse tipo de conjuntivite não é transmitido pelo ar e sim pelo contato direto com as secreções oculares e também por meio de tosse e espirro.

Conjuntivite bacteriana

Acerca da conjuntivite bacteriana, é importante salientar que apesar de não ser tão comum quanto a viral, ela pode ser mais perigosa.

Assim como a viral, a infecção bacteriana também é transmitida pelo contato direto com a bactéria. Portanto, se a pessoa encostar nos olhos ou em algo contaminado, ela será infectada.

Conjuntivite fúngica

Esse tipo de infecção é uma das mais raras entre todos os tipos, ocorrendo quando uma pessoa machuca os olhos com madeira.

Apesar de rara, a conjuntivite pode causar complicações permanentes na visão por ser de difícil tratamento.

Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica, como o próprio nome já diz, é causada por alergia, principalmente por ácaro e pólen. Essas se manifestam com olhos vermelhos e coceira ocular e não são contagiosas.

Há quatro formas de conjuntivite alérgica:

  • Sazonal, geralmente associada à rinite ou asma, que é a mais comum;
  • Ceratoconjuntivite atópica, que é associada à dermatite atópica;
  • Conjuntivite primaveril, que se inicia na infância e pode se estender até os 15 anos;
  • Conjuntivite papilar gigante, associada comumente ao uso de lentes de contato.

Tóxica

A conjuntivite tóxica ocorre quando os olhos entram em contato direto com algum produto químico, como produtos de limpeza, shampoos, venenos agrícolas ou inseticida.

Esse tipo de conjuntivite também é bastante raro, porém muito perigoso. Quando não tratado da forma correta pode trazer complicações para a visão.

Conjuntivite tem cura, é possível tratar a conjuntivite?

A conjuntivite tem cura sim, no entanto, dependendo das causas e das circunstâncias podem deixar sequelas. Como por exemplo, a conjuntivite química por cal pode ser altamente agressiva, causando sérios danos na córnea.

Quando o paciente segue o tratamento indicado pelo médico oftalmologista tem uma completa resolução do quadro. No entanto, se não for feito o tratamento adequado, pode levar a danos permanentes.

Como tratar a conjuntivite?

O tratamento da conjuntivite é determinado pelo agente causador da doença. Por isso, veja como tratar cada tipo:

Conjuntivite viral

Não existem medicamentos específicos e o tratamento foca em amenizar os sintomas de conjuntivite.

Conjuntivite bacteriana

O tratamento inclui a indicação de um colírio antibiótico, que deve ser prescrito por um médico, pois alguns colírios são altamente contraindicados, porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.

Conjuntivite alérgica

Em qualquer quadro alérgico, ocular ou não, o primeiro passo é orientar o paciente que a doença é crônica, recorrente, e deve-se tomar algumas medidas para diminuir a intensidade e a frequência das crises, como:

  • Não coçar os olhos
  • Evitar o acúmulo de pó em cortinas, carpetes, bichos de pelúcia
  • Varrer a casa com auxílio de pano úmido para não levantar a poeira, entre outras medidas preventivas
  • Fazer compressas geladas, o que alivia muito os sintomas alérgicos
  • Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da conjuntivite.

Qualquer que seja o caso, porém, é fundamental lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nos postos de saúde.

Saiba nessa matéria como cuidar da saúde dos olhos.

VENNA ÓTICA E RELOJOARIA

A Venna Ótica e Relojoaria comercializa óculos, de sol e de grau, relógios de pulso, clássicos e esportivos, joias e semijoias, em Itajaí / SC e região.

Trabalhamos com as principais marcas de óculos e relógios tais como: Rayban, Tommy Carrera, Ana Hickman, Evoque, Carmim, Coack, Mormai, Calvin Klein, Nike, Oriente, Lince, Tecnos, Diesel, Polaroid e muito mais.
Em Itajaí e região, você dificilmente encontrará uma equipe tão qualificada e com tanto conhecimento técnico, para te indicar o melhor óculos e relógio.

Trabalhamos também com altas dioptrias, que seriam os graus mais altos. Algo que você não encontra facilmente em outros estabelecimentos.

Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!

ORÇAMENTO

Solicite um orçamento sem compromisso! Teremos o maior prazer em lhe atender.

Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelos canais listados abaixo:

47 3045.6839

47 99660.6263

contato@vennaotica.com.br

   Rua Hercílio Luz, 490
Centro, Itajaí / SC, 88309-001

Enviar
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?